BRAVS NEWSLETTER
 SBRV News Julho 2020

Caros colegas Associados da SBRV/BRAVS,
 
A BRAVS Newsletter tem como objetivo ser mais um canal de comunicação, utilizando como veículo o e-mail dos associados para trazer as novidades mais relevantes postadas no novo portal da SBRV/BRAVS, e traz também resumos de artigos científicos relevantes.A Newsletter da BRAVS é mais um canal aberto visando aumentar a interação dos sócios com o nosso portal e valorizar o papel do associado em nossa sociedade.

Leandro Zacharias

Ricardo Japiassú

André Kreuz

ARTIGOS SETEMBRO 2020
Associations of Variation in Retinal Thickness With Visual Acuity and Anatomic Outcomes in Eyes With Neovascular Age-Related Macular Degeneration Lesions Treated With Anti–Vascular Endothelial Growth Factor Agents. 
Este estudo utilizou dados dos ensaios clínicos CATT e IVAN e avaliou se resultados visuais e anatômicos estão relacionados a flutuações da espessura retiniana em 1731 pacientes com degeneração macular relacionada à idade exsudativa incluídos nestes estudos. Nessa análise post-hoc, a despeito do tratamento direcionado, pelos protocolos houve uma maior variação da espessura retiniana, que foi associada a maior perda visual e desenvolvimento de fibrose ou atrofia macular. 
Autores: Evans R,  Reeves BC, Maguire M, et al. Jama Ophtalmol
POLYPOIDAL CHOROIDAL VASCULOPATHY FEATURES VARY ACCORDING TO SUB-FOVEAL CHOROIDAL THICKNESS.
Neste estudo conduzido por pesquisadores de Cingapura, com 100 pacientes com vasculopatia polipoidal, os pesquisadores concluem que a área total da lesão e dos pólipos tende a ser maior em pacientes com aumento da espessura da coroide subfoveal.
Autores: Yu J, Marie J, Teo C, et al. Retina
RETINA Logo

The Manchester Revisional Macular Hole Study: Predictive value of OCT parameters on outcomes of repeat vitrectomy, extension of ILM peel and gas tamponade for persistent macular holes. 
Neste estudo retrospectivo conduzido no Manchester Royal Eye Hospital, os autores concluem que para buracos de mácula com insucesso cirurgico, uma nova vitrectomia com tamponamento com gás apresenta bom sucesso anatômico e funcional em casos selecionados. O diâmetro linear mínimo e o índice de buraco macular (que a grosso modo foi considerada como altura dividido pelo diâmetro) podem ser parâmetros de OCT úteis na determinação do prognóstico.
Autores: Baumann C, El-Faouri M, Glasg I, et al. Retina
RETINA Logo
D
D
 
Comparison of scleral fixation of intraocular lens: sutureless intrascleral fixation versus conventional sutured scleral fixation.

Esse trabalho retrospectivo conduzido na Coreia do Sul comparou os resultados cirúrgicos de 25 pacientes com fixação escleral sem sutura e 45 com fixação escleral com sutura. Os autores concluíram que a técnica sem sutura proporcionou recuperação visual e resultado refrativo superior à técnica convencional com sutura escleral.

Autores: Jang KH, Kong M, Moon B, et al. Retina
RETINA Logo
Dietary nutrient intake and progression to late age-related macular degeneration in the Age-Related Eye Disease Studies 1 and 2.

Nesta análise post-hoc dos estudos clínicos AREDS 1 e 2, e que portanto incluiu seguimento médio de 10,2 anos de mais de 14 mil olhos, uma dieta com alto teor de nutrientes como minerais, vitaminas e carotenoides foi associada a diminuição do risco de progressão para fases avançadas de DMRI.

Autores: Agrón E, Mares J, Clemons TE, et al. Ophthalmology.
 
logo-oph
The long-term effects of anti-vascular endothelial growth factor therapy on the optical coherence tomography angiographic appearance of neovascularization in age-related macular degeneration.

Os autores concluem que a regressão completa da neovascularização é evento raro mesmo com tratamento anti-VEGF e enfatizam o papel de diminuição da permeabilidade dos anti-VEGF.

Como forma de reconhecer o trabalho de pesquisadores da SBRV, trabalhos de nossos membros publicados em revistas de impacto ganharão destaque internacional em nossa newsletter.

Association of Weight-Adjusted Caffeine and β-Blocker Use With Ophthalmology Fellow Performance During Simulated Vitreoretinal Microsurgery Roizenblatt M,  Marin VD, Grupenmacher AT, et al. 

Nesse trabalho conduzido na Escola Paulista de Medicina e no Johns Hopkins, a performance cirúrgica de fellows iniciantes piorou ao receberem doses baixas de cafeína, e melhorou após receberem propranolol. Os autores indicam que estes resultados podem melhorar a performance microcirúrgica de cirurgiões vitreorretinianos iniciantes.

Autores: Levine ES, Greig EC, Mendonça. LSM, et al. IJRV.
logo-oph

MAIS DO PORTAL SBRV
BRAVS Trends Online 
 Inovações no Tratamento da Retinopatia Diabética Proliferativa 
 Hot topics

.

BRAVSTrends ONLINE - Hot topics
5/8/2020: RETINOPATIA DA PREMATURIDADE (ROP) NOVOS HORIZONTES

Instalar TELEGRAM IPHONE APPLE STORE 

Instalar TELEGRAM ANDROID GOOGLE PLAY

 

Retina World Congress Cutting edge vitreoretinal surgery from Americas my favorites techniques

GABRIEL COSTA ANDRADE
Sindrome Ocular Isquemica

GABRIEL COSTA ANDRADE

Presidente SBRV Está Entre Os 3 Melhores Vídeos De Cirurgia Do Planeta Pela RETINAWS

O Prof. Dr. Mauricio Maia, Diretor do serviço de retina e vítreo do Hospital de Olhos Participações S.A. e atual Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo está entre os 3 melhores vídeos de cirurgia escolhidos do planeta junto com Japão e Índia pelo RETINAWS – uma plataforma de cursos para retinólogos, orientado por vídeo no qual cirurgias vitreorretinianas complexas, casos cirúrgicos raros e técnicas cirúrgicas exclusivas são compartilhados e discutidos.

O RETINAWS é uma plataforma muito importante no mundo todo por concentrar em técnicas cirúrgicas. Os cirurgiões compartilham vídeos de seus casos cirúrgicos e discutem como eles entraram em uma situação específica, como saíram dela e como podem ser evitadas no futuro. Além disso, casos cirúrgicos raros são discutidos, portanto, as oportunidades de aprendizagem são grandes.

Este prêmio demonstra a importância da Oftalmologia Brasileira no cenário mundial, impactando na melhora na qualidade de vida das pessoas. 



Flap de Membrana Limitante Interna para Pit de Papila
Dr. Leandro Zacharias 



INJEÇÃO SUB-RETINIANA DE BSS PARA TRATAMENTO DE PREGA MACULAR EM VITREORRETINOPATIA EXSUDATIVA FAMILIAR.
 
Dr. Fernando Novelli

Obrigado por sua atenção.
Em breve mais uma Newsletter chegará em seu e-mail.  
SBRV NEWS MAIO
Siga-nos nas redes sociais
FacebookTwitterWebsiteE-mail
Endereço: Alameda Santos, 1343 - sala 408 | Jardim Paulista São Paulo/SP
Telefone: (11) 3262.3587